Scribblenauts - Crítica
Em 15 de setembro de 2009, a 5th cell lançou um jogo para NDS, Scribblenauts, um puzzle, em que para alcançar o objetivo de cada fase o jogador pode escrever no caderno do protagonista Maxwell. O interessante é que, qualquer palavra escrita no caderno é introduzida à fase. Por exemplo: O protagonista precisa subir em uma parede para pegar a estrela que está em cima; como a parede é muito alta, o jogador escreve "escada" no caderninho, e pronto, no mesmo instante uma escada surge bem na frente de Maxwell, possibilitando sua "subida" para pegar a estrela. Os objetos podem ser movidos e colocados em quase qualquer lugar. O jogo tem um enorme banco de dados, que contém dezenas de milhares de palavras, inclusive com tradução para o português e outras diversas línguas.
O puzzle foi apresentado na E3 de 2009, onde foi bem recebido pela crítica, já que conseguiu "cumprir a promessa" do título "Write anything. Solve everything" (Escreva qualquer coisa. Solucione tudo), mas foi criticado, pois os movimentos do personagem são controlados pela touch screen o que causa confusão e movimentos indesejados.
O a interface do jogo é simples, gráficos que lembram brinquedos montáveis, e o jogo é 2D, mas a rede de possibilidades que ele oferece o deixa viciante. O jogador além de movimentar e invocar objetos, tambem pode amarrar ou colar uma coisa à outra, como por exemplo amarrar um pedaço de carne à uma vara e montar um velociraptor, fazendo-o andar. Quando algum objeto é "clicado", aparecem círculos ligados a ele, que mostram o que pode ser feito com o objeto, como segurar, atirar, montar e etc.
Para zerar o jogo, o protagonista precisa passar por 220 níveis, divididos em 10 "mundos" temáticos, como cidade, gelo, floresta e etc. Além disso, metade do jogo é feita no modo puzzle e a outra metade no modo ação. No modo puzzle, Maxwell deve descobrir o que o nível "pede" que ele faça para que a estrela caia e a fase termine. Já o modo ação é feito para que Maxwell chegue ao local em que a estrela está e a pegue, terminando a fase.
O menu do jogo é como se fosse uma fase, em que o cenário é escolhido por você, e você pode fazer qualquer coisa, como criar uma briga entre animais/monstros ou voar de dragão e explorar as palavras possíveis.
Scribblenauts é um "ótimo puzzle, perfeito passatempo" (autor desconhecido), é um jogo muito bom, que estimula a criatividade, cujo único defeito, na minha opinião é o movimento do protagonista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário