A História de Animal
Ficou um pouco grande, mas o livro tem umas 400 páginas.Postei esse resumo porque provavelmente alguns alunos do anglo vão precisar ler este livro no 1 ano e eu estou dando uma ajuda.
Autor: Indra Sinha
Animal: É o narrador desse romance. Ele tem 19 anos, tem a cor morena escura (no livro não fala se ele é negro ou se é moreno escuro por conta do forte calor), morador de uma favela chamada Quebra Nozes, em Khaufpur na Índia. Devido a um acidente químico na empresa Kompani, ele perdeu a família e foi criado em um orfanato, e qdo ainda era pequeno a sua coluna começou a se deformar e nunca mais ficou de pé. Ele só anda de 4. Para ter rendimentos ele faz biscates (bicos, trabalhos sem vínculo empregatício). A companheira inseparável de Animal é a sua cadela Jara. (Banjara = cigana) Animal gravou essa história em HINDU e foi traduzido para o inglês e em 23 fitas com a ajuda de uma jornalista.
Esse livro é ateu, escrevem deus c/ letra minúscula, fala inúmeros palavrões . Animal diz:”” eu não sou muçulmano, não sou hindu, não sou cristão, não sou porra nenhuma. Eu estaria mentindo se disse q religião quer dizer alguma coisa p/ mim.””
O acidente químico que é narrado no livro, é um fato real que causou a morte de milhões de indianos na cidade de Bhopal. Indra Sinhá é um ativista (está tivo) há anos em uma luta por justiça.
A história trata de se fazer justiça e humanização com as famílias dos mortos ou com os indianos q tiveram a saúde prejudicada pelo acidente químico na Kompani.
Época: Índia contemporânea
Nisha: Filha de Somraj era a musa de Animal. Morava em Pé de Galinha.
Somraj: Pai de Nisha e cantor local.
Chunaram: dona de uma loja de “chai” (chá indiano), faz bicos na estação de trem Shatabdi para oferecer para os turistas:taxi, hotel, tour pela cidade, guia, tradutor, etc Ele ofereceu kebab’s de graça pelo tempo q Animal fosse gravar as fitas
Ma Franci: (tradução: mamãe francesa) é uma antiga freira francesa, ela é bem maluca. Freira do orfanato. Nome verdadeiro: Ambrosine
Zafar: O líder da luta contra a Kompani
Farouq: Braço direito de Zafar.
Elli: Médica americana q quer conquistar a confiança dos Khaufpuris para inaugurar uma clínica e tratar os doentes.
Kompani: Indústria química americana q matou ou prejudicou a saúde de indianos com um acidente químico.
Salaam: é como se diz “paz” em hindu
Shatabdi: trem de passageiros q anda em alta velocidade pelas principais cidades da Índia
Chukku: vigia da noite do orfanato
Os moradores de Khaufpur desejam q a Kompani indenize todos os parentes e amigos q foram mortos ou q a saúde foi prejudicada.
Pyaré Bai: casada com Afftab
Fita 01- (páginas: 09 e 10)
Animal relata com muitos palavrões que a freira Ma France, que o conhece desde que ele nasceu (quase 20 anos) sempre diz para ele, que ele era normal, andava ereto e era muito bonito com os cabelos encaracolados parecendo um anjinho e com os olhos grandes e pretos. Animal diz q tinha raiva e inveja de todas as pessoas ou animais que andassem normal, que estivessem brincando ou trabalhando...
Fita 02- (páginas: 11 a 30)
Animal estava relutando em gravar as fitas pois achava que não serveriam para nada, assim como outras pessoas já haviam escritos outros livros sobre o acidente químico e todas as pessoas q foram prejudicadas.Animal pergunta p/ o jornalista australiano como é q ele pode contratar como representante o Chunaram, que era uma pessoa mercenária (q faz tudo para ganhar dinheiro). Chunaram é dono de uma loja de Chai (chá hindu) mas Tb faz bicos na estação de trem Shatabdi oferecendo serviços para os turistas q chegam de tradutor, taxista, p/ fz tour pela cidade, oferece hotéis, guia turístico, etc. Chunaram ofereceu 50 rúpias p/ Animal gravar a sua história para o jornalista australiano poder publicá-la posteriormente.
Tanto Animal quanto Chunaram falam muitos palavrões.
Animal fez a gravação para o jornalista australiano, e Tb sacaneava pq o jornalista não entendia hindu e ele não entendia muito de inglês. Falava poesias e cantava músicas de sacanagem e disse tb palavrões.
Enquanto gravava o Animal admirava a bermuda do jornalista australiano pq tinha 6 bolsos. 2 na frente, 2 atrás e 2 de lado. Qdo o jornalista acendou um cigarro ele desejou ter p/ ele o isqueiro, que era bonito.
Qdo Chunaram chegou, ele estava bêbado e foi ouvir oq Animal havia gravado e ficou muito bravo pq não tinha sido gravado oq eles haviam combinado e sim algumas . Mas para a surpresa dos dois, o jornalista gostou exatamente como Animal havia feito e pediu q ele gravasse outras fitas. Então Chunaram se retrata e tenta convencer Animal a gravar as outras fitas e oferece p/ ele comer kebab’s de graça enquanto estiver gravando.
Animal ouvia algumas vozes, q não sabia se era benção ou maldição. A Ma France levou ele na médica Elli por causa disso. A médica estava interessada em ajudar a descobrir.
Animal aceitou continuar gravando as fitas, desde que fossem somente as palavras dele, sem NADA editado,( pq ele dz q nenhum estrangeiro sabia oq eles haviam vivido e estavam vivendo em Khaufpur) e Tb exigiu q o jornalista desse p/ ele a bermuda c/ os 6 bolsos.
O jornalista australiano aceitou e mandou Chunaram entregar um embrulho c/ a bermuda, a máquina de gravar, as fitas e no bolso da bermuda estava o isqueiro, onde o jornalista mandou gravar o nome Animal em hindu.
O apelido Animal é pq um dia ele estava c/ seus amigos jogando kabbadi (um jogo violento onde os oponentes são jogados no chão) e um oponente machucou ele e ele c/ raiva mordeu o garoto até sangrar e tb pq ele estava nadando em uns buracos de barros feitos c/ escavadeiras atrás da Kompani p/ despejarem resíduos(eles chamavam de lagos) e uma garota o empurrou com os dedos cheio de lama e o sujou e qdo ele secou ficou parecendo um leopardo.
Passou muito tempo e só depois Animal resolveu gravar as fitas. Ele fez oq o jornalista havia pedido.... começou a gravar para os “olhos”,( ele chama o leitor de olhos) relatando o corpo físico dele como é, e como foi aquela noite do acidente. Ele diz q qdo a Ma France menciona s/ como ele mergulhava retinho q ele fica c/ ódio pq na verdade ele queria ser normal. Então ele conta q naquela noite ele tinha poucos dias de vida, seus pais e vizinhos morreram. Ele foi p/ hospital, foi tratado, circuncidado (pq não sabiam se ele era muçulmado ou hindu) e depois foi entregue para adoção para as freiras de um orfanato.
Qdo Animal tinha 6 anos ele começou a sentir fortes dores e muita queimação , oq o obrigava a só olhar p/ os pés. Isso resultou em uma forte febre, foi qdo a coluna se retorceu. Ele conta q reaprendeu a andar s/ as mãos, pq as pernas ficaram fracas. A parte de cima do seu corpo é forte.
Ele conta q a Jara (uma cadela de rua) é sua melhor amiga, mas q antes eles eram inimigos pq disputavam restos de comidas na rua. Até q um dia ele dividiu um resto de comida c/ a cadela e daí em diante ficaram amigos. Um dia estavam em uma casa de café e foram pedir comidas p/ as garotas q estavam lanchando uma bebida a base de iogurte. Foi nesse dia q ele conheceu NISHA, q não deu nada p/ ele comer mas ofereceu p/ ele e a Jara irem almoçar na casa do pai dela em Pé de Galinha e disse q iria tentar arrumar um emprego p/ ele e iria apresentar p/ ele o Zafar.
Animal terminou esta fita dizendo q iria terminar pq estava com a boca seca de tanto falar, q iria fz um Chai e q já havia passado a hora de cagar.
Fita 03- (páginas: 31 a 56)
Animal continua a ouvir as vozes estranhas.
Ele não foi na casa de Nisha, como havia combiando. Mas Nisha foi a sua procura e o convenceu a ir na casa dela e a conhecer Zafar q iria oferecer um emprego p/ Animal para transportar dinheiro(rúpias), e tb ser os olhos e ouvidos nas casas de chais p/ saber oq o governo ou a prefeitura estavam planejando e avisar Zafar para ele saber como deveria agir.
Zafar parou de estudar na universidade qdo soube do ocorrido em Khaufpur, e passou a se dedicar integralmente em defesa das pessoas ou famílias prejudicadas pelo acidente químico. Por esse motivo, Zafar foi ameaçado, espancado e não desistiu da sua luta.
Animal contou p/ Nisha q não sabia ler e nem escrever e ela se prontificou a ensiná-lo.
Animal dormia na Kompani e descreve como é dentro dela: a população acredita q a kompani é mal assombrada por conta de todos q morreram. Ele diz q lá dentro não se ouve nem um único ruído da rua, nem barulhos de carros, nem os sons dos pássaros, nem barulho de insetos, pq os insetos msm depois de 20 anos ainda não sobrevivem. Mas tem muitas cobras.Tem cachorros babando, c/ a boca espumando..(. deve ser a doença da raiva) Ele descreve os canos enferrujados por onde vazaram os venenos e os tanques onde eram armazenados os venenos. Animal diz q a Kompani provavelmente escolheu a Khaufpur pq seu antigo nome era Kali (Kali=deusa mãe hindu deusa negra da morte e da destruição). Animal diz q Kali tem caninos enormes e uma língua vermelha pendurada até a cintura e um cinto de cabeças degoladas, e cada cabeça com uma expressão de agonia. Qdo ele fica analisando a estrutura da fábrica ele pensa q se os canos tivessem sido emendados, consertados, ele teria pai e mãe e seria um humano normal.
Sonraj é o pai Nisha, ele era um cantor muito famoso, mas perdeu o fôlego no acidente qdo teve seu pulmão prejudicado oq o impossibilitou de continua a carreira de cantor. Mais tarde ele deu aulas de músicas, onde seus alunos ganharam vários prêmios.. Ele tb perdeu a esposa e um outro filho bebê e a Nisha nem conheceu a mãe e o irmão.
O processo da Kompani p/ indenização nunca aconteceia pq os patrões estavam morando na Amrika (América) e NUNCA compareciam nas audiências.
Nisha começa a ensinar o Animal a ler em hindu , logo ele aprendeu a soletrar JAANVAR q significa Animal. Logo ele aprendeu pq era muito esperto. Então Nisha pediu q ele fosse participar do grupo q ela lecionava inglês, mas Animal estava c/ medo de “apanhar”qdo errasse alguma coisa, assim como todos apanhavam no orfanato qdo estavam sendo alfabetizados. Mas Nisha o tranqüilizou dizendo q ele não iria apanhar. Animal tinha um dom para aprender rapidamente línguas. Nisha abraçou o Animal p/ parabenizá-lo pelo rápido aprendizado e ele ficou excitado, e foi a 1ª vez q Animal desejou ser ereto.
Animal disse p/ Nisha q depois de aprender inglês ele queria aprender francês p/ poder entender oq Ma France dizia, pq na noite do acidente ela havia esquecido o hindu e inglês e só se comunicava em Frances, sua língua natal. Nisha aconselha Animal a procurar Ma, agora q ela está bem idosa e retribuir todo carinho q cuidado q ele recebeu qdo era criança. Nessa época as freiras do orfanato queriam mandar a Ma France de volta p/ França pq ela já estava muito idosa e rabujenta. Ma France fugiu do orfanato e depois de muito procurar o Animal a encontrou perto do muro da fábrica em uma torre de pedras caindo os pedaços. Ela estava c/ sua trouxa de roupas.
Fita 04- (páginas: 57 a 75)
Animal descobre q está começando a ficar apaixonado pela Nisha. Qdo ele está confuso com os seus pensamentos a cerca das dúvidas s/ estar ou não estar apaixonado pela Nisha ele começa a ouvir as vozes novamente. (obs: Animal diz q uma das vozes parece estar saindo de uma boca cheia de sangue c/ dentes de porco....um outra voz é sombria...talvez ele esteja fz menção s/ um demônio, um espírito maligno e falam muitos palavrões. Mas ele Tb diz q algumas outras vozes são amáveis)
Animal percebe q está começando a ficar c/ ciúmes de Zafar, qdo a Nisha sorri ou dá atenção p/ ele.
Animal começa a sentir desejo por ser ereto p/ poder ter chances reais de se relacionar c/ Nisha.
Somraj (pai de Nisha) iniciou uma conversa c/ Animal s/ tons musicais, s/ o som q se ouve c/ o silêncio (Silent e listen c/ as mesmas letras) Somraj pede q Animal não comente c/ ninguém s/ essa conversa principalmente c/ Nisha q poderia recriminá-lo por não entender de audição de notas musicais.
Houve uma nova audiência do processo contra a Kompani e Animal foi junto com Nisha e Zafar. No caminho, Animal ficou excitado por Nisha. Quando iniciou a audiência era com um novo juiz. Esse já era o 13. Juiz. Zafar se apresenta ao juiz e pede para apresentar a petição e isso faz com que os advogados riam. Ele explica que há dois grupos de réus nesse processo, que são os funcionários da Kompani e os acusados amrikans (americanos). Nos últimos 18 anos, os réus amrikans não compareceram a nenhuma audiência a esse tribunal e também, não enviaram os advogados para os representarem e dessa forma o processo nunca pôde ser concluído sem que eles estejam aqui e para o povo de Khaufpur a justiça continua a ser adiada e negada.
Zafar só pede ao juiz que convoque a Kompani e os seus patrões da Amrika se submetam a julgamento perante a corte de Khaufpur e se eles não comparecerem novamente, que todos os bens da Kompani na Índia sejam apreendidos. Todos os advogados riram de Zafar, pois ele repetia sempre esse pedido, mas esse juiz solicitou que Zafar fizesse uma lista com todos os bens da Kompani e fosse entregue à corte de Khaufpur e encerrou a sessão.
Zafar, Nisha e Animal comemoraram isso como uma vitória.
Novamente Animal começa ouvir vozes estranhas que dizem para ele fazer coisas más e/ou que coisas ruins estão para acontecer, que ás vezes acontece mesmo. Muitas vezes, as vozes gritam tanto que Animal não consegue ouvir o que está acontecendo ao redor. Ele contou isso para Ma e ela o levou para um hospital para passar em consulta com o maior especialista, que era o diretor do hospital. O médico não entende o que Ma diz e pergunta direto para Animal. Ao invés de Animal falara sobre as vozes, ele perguntou que tipo de operação ele poderia fazer para ele ficar ereto e andar normalmente para poder se relacionar com Nisha. O médico diz enfaticamente que não há nada que se possa fazer e as vozes continuaram a falar com ele, o que fazia com que ficasse mais confuso. Olhando para o consultório do médico, ele vê um pote com um homenzinho deformado dentro. Animal começa a conversar com o homenzinho do vidro e ele pede para ser libertado do pote. Ele percebe que o monstrinho parece ter vida. Enquanto isso o médico parece estar paquerando a Ma France.
Animal fez amizade c/ o monstrinho do pote, ao qual ele chamou de Khã-no-pote. (Khã = amigo em Khaufpur)
Fita 05- (páginas: 75 a 82)
O Animal relata q estava tomando um chai qdo viu na TV o grande atentado terrorista de 11 de Setembro nos EUA. Obs: (p/ relembrar oq foi o atentado: Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas contra alvos civis nos EUA q ocorreram em 11 de Setembro de 2001 e foram executados pela organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda. 4 aviões foram sequestrados, sendo q dois deles colidiram propositalmente contras as torres do World Trade Center em NY. Um terceiro avião, foi enviado pelos sequestradores para uma colisão contra o Pentágono na Virgínia)
Animal pensou q fosse parte de um filme, um efeito especial e começou a vibrar c/ o noticiário. Zafar começa a xingar Animal e diz q aquela cena é real e não é ficção de nenhum filme.
Qdo Animal contou p/ Ma s/ o atentado na Amrika (EUA), ela diz q é “ele”quem está agindo com ira novamente e q “ele”vai descarregar toda a fúria no mundo, pq esse é o trabalho dele. ( demonio DEUS????, ler pág80) . Ma explica p/ Animal o livro de apocalipse q foi escrito por Sonjo (São João, um dos quatro evangelistas) Ela diz q no livro de apocalipse está escrito q pequenas bestas como os escorpiões se transformarão em bestas grandes do tamanho de um cavalo com dentes grandes e afiados como os de um leão, com caldas de 3 metros,chifre igual de um touro, asas vermelhas e duras como os de um gafanhoto, com rosto de humanos e cabelos compridos. Eles usarão coroas douradas e qdo baterem as asas o barulho será como o de um exercito. Sairão ferroando com o rabo as pessoas q fizeram mal para outras pessoas e essas pessoas sentiram tantas dores q desejarão morrer.... mas não morrerão, só ficarão sofrendo, agonizando por 5 meses. Ma insiste em afirmar para Animal que o Apokalis (apocalipse já começou e q começou em Khaufpur)
Fita 06- (páginas: 82 a 101)
O Animal estava na casa de Nisha com o Zafar, Farouq (braço direito de Zafar), outras pessoas e Jara... estavam na varanda conversando qdo chegou um carro do governo com motorista, dentro estava uma americana bonita, alta e q havia comprado o prédio da frente da casa de Nisha. Esse prédio estava abanodonado e já havia sido diversos comércios nele e precisava de uma grande reforma.
O jornal da região, chamado a Gazeta de Khaufpur, publica um artigo dizendo q a Dra. Elli Barber, uma médica que deixou a América para cuidar gratuitamente da população de Khaufpur e oferece esperanças para as vítimas do veneno. Nisha diz q o nome dela se parece com Ali Babá.
Zafar fica muito incomodado, pensando q a Dra Elli estava ali a mando da Kompani para poder provar que as pessoas q estavam doentes, não eram por motivos do acidente químico e sim por desnutrição, falta de higiene, etc O Farouq acha q deveria ser msm a Kompani que deveria ser responsável por tratar de todas as pessoas prejudicadas, pq a Kompani era a responsável.
A população de Khaufpur fica animada com a notícia de uma clínica com atendimento gratuíto por uma médica america.
Com a reforma da clínica a Dra Elli Barber comprou um piano.
Animal, Zafar, Farouq e outros dois estavam no jardim da casa de Nisha qdo resolvem subir um pé de manga para espiar a Dra Elli tomar banho. Quem subiu foi o Animal e qdo ele a viu pelada, ficou excitado em cima da mangueira. Qdo Animal desceu estava todo arranhado e a Nisha ficou preocupada e foi tratar dos ferimentos dele. Ele disse q havia escorregado para nao contar a verdade. Nisha foi escovar os cabelos dele p/ limpar dos gravetos da mangueira e ele se deliciou sentindo o perfume dela. Depois ele ficou c/ ciúmes pq Zafar foi pro quarto de Nisha com ela. Animal ficou pensando q Zafar nao seria imbecil de transar com Nisha na casa do pai dela, sendo q ele tem uma audição tao sensivel q consegue ouvir o peido de uma formiga.
Fita 07 (páginas: 102 a 112)
O Animal sonha com Zafar todo torto, como se estivesse carregandi um grande peso nas costas, esse peso seria o fardo da dor do mundo. Nesse sonho Nisha tenta dividir com Zafar esse peso.
Em uma das reuniões na casa de Nisha, ela convidou uma senhora chamada Pyaré Bai para contar sua triste e dolorosa história de vida. Então ela contou que era casada com Aftaab que trabalhava na Kompani. Aftaab sempre contava para Pyaré sobre os perigos dos produtos fabricados na Kompani. Na noite do acidente, ele estava em casa de folga do trabalho qdo sentiu seus olhos arderem como se estivesse passado pimenta. A diferença da maioria das pessoas de Khaufpur é q ele sabia oq fazer. Aftaab cobriu os olhos de sua esposa e de suas duas filhas com panos molhados, e depois as guiou, andando sem correr para longe do vento. Desse jeito eles escaparam qdo a maioria dos vizinhos morreram. Toda a família foi afetada pelo veneno, mas Aftaab foi pior pq ele se protegeu menos para salvar a sua família. Ele começou a tossir espuma de sangue.... Todos os metais da casa ficaram verdes, envenenados. Aftabb para poupar a sua família, as manteve longe e limpou toda a casa sozinho. Por conta disso ele adoeceu e sua esposa gastou muito dinheiro com remédios para tentar curá-lo e também fez dívidas com um agiota, pq o marido dela estava desempregado. Aftaab faleceu. Pyaré ficou com as dívidas. Ela vendeu a casa dela e foi morar de aluguel em uma casa bem pequena. Ela foi trabalhar de carregar cimento em uma construção. Os agiotas iam na casa dela e ficavam xingando-a de todos os nomes. Um dia entraram na casa dela e levaram os poucos objetos que ela tinha como suas panelas e a bicicleta do falecido marido. Todos choram com a triste história. Nisha diz para o grupo que eles precisam fazer alguma coisa p/ ajudar essa senhora e resolvem fazer um fundo financeiro para arrecadar dinheiro o suficiente para pagar os agiotas e reaver os pertences da Pyaré, bem como ela se livrar das cobranças e xingamentos do agiota. Cada um deu 1000 rúpias, inclusive Somraj, exceto Animal que só deu 20. E continuaram a coletar dinheiro até somarem mais de 20 mil rúpias. Decidiram de comum acordo que pagariam diretamente ao agiota e pediriam um recibo de quitação, pois ficaram receosos de entregarem o dinheiro para Pyaré pagar e os agiotas a enganarem e continuarem as cobranças. Zafar foi acompanhado de Farouq pagar a dívida. O agiota era um joalheiro e começou a insultar o Animal quando ele propôs pagar a dívida de Pyaré e informou que o Zafar exigia um recibo de quitação e também que ele devolvesse todos os objetos que ele havia pegado na casa dela. O agiota mandou chamar os seus empregados e que dessem uma surra no Animal, mas o Farouq o defendeu dizendo eu sou Farouq Khan Yar-yilaqi ( a população tinha medo desse sobrenome, pq o tio de Farouq era um grande gangster em Khaufpur envolvido com golpes de bebidas, contrabando, etc.
Todos os anos existe a tradição dos Yar-yilagi (existe um bairro inteiro deles) de andarem sobre brasas quentes para mostrarem a pureza de coração. Animal foi assistir Farouq andar sobre as brasas e ficou o irritando dizendo que desejaria que ele queimasse até a morte. Farouq mandou Animal ir embora pq ele não tinha nem religião e o Animal disse q a religião dele era comer, beber e cagar, oq é básico para sobreviver. Farouq desafiou Animal a andar sobre as brasas e Animal aceitou a aposta.
Fita 08 (páginas: (112 a 137)
O Animal, Zafar, Nisha, Farouq e todos os outros do grupo tentam em vão descobrir a origem da Dra Elli Barber e tudo oque eles conseguem descobrir é que ela tinha um grande emprego na Amrika (américa) e que resolveu abandonar tudo para cuidar das pessoas que estão doentes em Khaufpur por conta do acidente químico.
A Dra. Elli convida o Animal para ouvi-la tocar piano. Ele aceita. A Dra Elli conta para o Animal que começou a tocar piano aos 12 anos de idade, qdo a sua mãe que tocava muito bem piano começou a ficar doente com muita tremedeira (obs: deve se parkson) e ficou impossibilitada de continuar tocando. Então ela resolveu iniciar as aulas para poder tocar para a mãe dela. Animal conseguiu descobrir que ela era da cidade de Coatesville na Pensilvânia.
Animal contou para a turma a sua descoberta sobre a cidade da Elli Barber e resolveram ir procurar informações dela na internet. Animal acompanhou Nisha, pq ele tinha uma grande curiosidade em saber como era uma cabine de internet, como era um computador, etc... pq o Farouq havia contato para ele que as cabines de internet eram mais barato que alugar um quarto de hotel, então muitos casais usavam as cabines para terem relações sexuais. Farouq disse q nas cabines havia até panos para eles se limparem depois do sexo. Na cabine que ele estava com Nisha nao tinha esse pano, mas Animal achou que as pessoas olhavam estranho para eles dois. Nisha buscou informações sobre a Dra Elli e nada encontrou, então ela concluiu que a Dra. Elli estava usando um nome falso. Aproveitando que estavam conectados na internet, buscaram s/ o Zafar e sobre a Nisha, somente para o Animal entender como a internet trazia infomações.
Zafar começa a achar definitivamente que a Dra Elli é uma enviada da kompani por usar um nome falso.
Quando Animal volta para o local aonde ele dormia com a Ma, ele a encontra no escuro, e tremendo de frio. Ela estava com febre, estava doente e com fome. Animal saiu e foi comprar berinjela e chá para Ma se aquecer. Ma está muito brava pq o orfanato descobriu que ela está doente e enviou uma carta dizendo que um padre irá devolvê-la para a França. O envelope está endereçado para Mère Ambrosine, foi qdo o Animal ao ler descobriu o verdadeiro nome dela. Ma não quer se mudar e o Animal resolveu fazer a vontade dela e vai tentar ajudá-la a ficar em Khaufpur.
Todas as vezes que os olhares de Nisha e Zafar se cruzam, ou que eles se tocam, o Animal fica com muito ciumes.
Fita 09 (páginas: 138 a 157)
Animal motivado por seu ciúmes decide vigiar a Nisha e o Zafar qdo eles estão sózinhos no quarto dela para isso ele sobe em uma árvore chamada frangipani que tem no jardim da casa da Nisha e dá de frente para os fundos do quarto dela, e fica em uma parte escura q nao havia iluminação nem da rua, assim Animal se sentia seguro para espionar Nisha. A árvore não tinha espinhos e as flores cheirosas nasciam na ponta dos galhos, oq facilitava ele trepar. Ele tem como desculpa que quer preservar a honra da Nisha, mas na verdade ele tem é muito ciúmes e curiosidade. Na 1ª tentativa ele não conseguiu ver nada pq o Zafar foi embora... mas ele viu Nisha se despindo, ficou excitado e se masturbou em cima da árvore. Depois ficou cheio de remorso ao pensar que no dia seguinte iria olhar nos olhos dela e ficaria pensando no que ele havia feito. Na 2ª tentativa, Zafar subiu ao quarto de Nisha. Mas Animal constatou que os dois estavam sentados no chão só conversando.
Animal tem a idéia de comprar do Ali Faqri (Ali Faqri é um rapaz q faz pílulas para curar todos os tipos de problemas: dores em geral, ereção, homossexualismo, tosses, falta de ar,etc. Faqri se julga tão bom no que faz que está quase se auto intitulando de doutor. E como em Khaufpur não há escassez de doenças, o Faqri está vendendo bem as sua pílulas feitas a base de folhas, sementes, pétalas, raízes, algumas dessas são colhidas nos muros da Kompani.) e Animal decide comprar pílulas para acabar com o “tesão”. Animal compra 36 pílulas, que deverá ser ingerida uma por dia. Mas ele não pretende tomar e sim dar as pílulas para o Zafar.
Houve uma reunião na casa de Nisha e ela estava sentada ao lado do Zafar e como não havia um liutro lugar para o Animal sentar eles o chamaram para sentar entre os dois. Animal começou a sentir o calor das pernas de Nisha e ficou excitado e desesperado para esconder que a bermuda kakadu dele estava deformada. Nesse dia o Animal já deu a 1ª pílula para o Zafar. Qdo ele ficou excitado, ele teve tanta vergonha que a Nisha visse que sentiu vontade de tomar uma pílula também. Só não tomou pq se ele tirasse a mão do bolso, o pênis dele saltaria e a Nisha poderia ver.
Na noite da festa de inauguração da clínica da Dra Elli , havia uma banda animando a festa. O jornal local, chamado a gazeta de Khaufpur estava registrando todos os momentos, fotografando todos os momentos, inclusive a chegada do convidado de honra, o ministro Zahreel Khan que logo começou o seu discurso. Assim que o ministro iniciou o seu discurso o Zafar e Farouq começaram a interrompe-lo fazendo perguntas, como quem está patrocinado a Dra? Pq Khaufpur a atraiu? A Kompani está por trás disso? A Dra irá fazer registro dos atendimentos? A Dra Elli fica assustada com as perguntas e diz para eles se tranqüilizarem que os registros são confidenciais e que só serão compartilhados se o paciente solicitar.
Fita 10 (páginas: 158 a 167)
No primeiro dia de funcionamento da clínica, a Dra Elli ficou frustrada pq ela imagina que na rua estaria sendo formado filas para atendimento, porém... não tinha ninguém além do Animal e outros poucos curiosos. Passaram 3 dias e nao apareceu nenhum paciente querendo ser tratado. Todos os dias o Animal passa em frente a clínica. No quarto dia a Dra Elli o convida para entrar para ela poder examina-lo. Animal recusa com medo que alguém o visse junto com a Dra Elli e contasse para Zafar. Mas a Dra foi examiná-lo na rua mesmo. E dessa forma o Animal foi o primeiro paciente da clínica, embora Zafar estivesse trabalhando para boicotar a clínica por achar que ela fazia parte da kompani. Mas o Animal acha que Zafar não está agindo corretamente pq a populaçao é muito carente e precisa de atendimento médico, e que com esse boicote a população estaria perdendo. Mas como todos sabiam que o Zafar era um lider em defesa da população e todos respeitavam as opiniões dele. Animal entrou para ser examinado e enquanto aguardava na sala de espera encontrou o seu amigo do pote (aquele monstrinho de duas cabeças do hospital que o Animal deu o nome de Khã-no-pote. (Khã = amigo em Khaufpur, está parte está na fita 4). Monstrinho chamou o Animal e pediu para ser libertado, ele contou que o hospital não queria mais o pote e queria jogá-lo fora mas a Dra Elli o pediu para ela, por isso que ele estava lá na clínica. O Khã, começou a dizer para o Animal as mesmas coisas que Animal ouvia nos seus sonhos: “tire-me daqui”, “destrua esse pote”, “nos destrua com fogo”, etc
A Dra Elli chamou o Animal para entrar no consultório e foi examiná-lo. Ele começou a sentir o cheiro da Dra e ficou excitado novamente pensando que a viu pelada, tomando banho. Nesse momento ela pede para que ele tire a bermuda para poder examiná-lo melhor. Animal pensa que se a Elli está vendo o pênis dele, que ela está disfarçando muito bem. Animal já diz desanimado sobre a opinião de outros médicos que ele não tem cura. Então a Dra explica para ele que é importante ouvir diversas opiniões de diversos médicos, pois os médicos nem sempre estão certos. O Dayanand (gerente da clínica) diz para o Animal que a Dra Elli odeia tudo e todos da Kompani... e ele saiu da clínica tremendo de emoção só por pensar na possibilidade que a Dra Elli poderia curá-lo.
Fita 11 (páginas: 168 a 188)
Um garoto chegou correndo para avisar ao Animal que o padre que viria buscar a Ma já havia chegado. Ma ouviu e disse para Animal não ser grosseiro com o padre, e que estava preocupada com a tosse de Aliya e se despediu dizendo que eles se encontrariam no paraíso. O Padre Bernard chegou e disse com muita sutileza que havia ido para buscá-la, que havia um lugar preparado com outras idosas para cuidar dela. Animal começa a ficar triste por pensar em como será a vida dele sem a mãe por perto. O padre diz que Animal poderá visitá-la na França quando quiser. Ma diz para o padre que então irá arrumar as malas, pois o avião dela sairia em pouco tempo. Pede ao padre um tempinho de reclusão para poder rezar sozinha. Então Animal leve o padre para debaixo de uma tamarineira que faz muita sombra e ele diz que ali é a sala de estar deles, onde eles recebem visitas. A vó de Aliya acompanhada de Aliya e as amigas de Ma chegaram p/ se despedir.... entraram na sala onde Ma estava rezando e depois saíram chorando já com saudades. Depois que elas foram embora, o padre decidiu ir chamar a Ma para irem embora... quando eles descobrem que Ma sumiu. Animal diz ao padre que deve ter sido o arrebatamento do livro do Apokalis (Apocalipse), que a Ma sempre ensinava que um anjo tocaria uma trombeta e todos que amassem Deus seriam arrebatados. A polícia chegou para tentar encontrar Ma, mas não encontraram nada, nenhuma pista. Assim que o padre os policiais foram embora o Animal foi direto para a casa de Aliya. De longe o Animal ouviu a voz de Ma, ela havia fugido com uma burca preta. Ela havia dado uma dica para Animal de onde ele poderia encontrá-la, por isso ele foi direto para a casa de Aliya.
A velha Huriya, a avó de Aliya se lamenta pelo seu marido estar cego e doente e não poder ir se tratar na clínica da Dra Elli. Ela diz que não entende pq tem que boicotar a clínica.
Zafar estimulava o Animal a visitar a clínica, pois ele achava que o Animal estava espionando para entender o pq de Dra estar trabalhando de graça em Khaufpur.
Elli fez novos exames em Animal (ele diz que é exame de mijo e de sangue). Ela abriu o seu coração para Animal e disse que deixou a Amrika (América) por opção e por determinação em querer ajudar os necessitados. Ela explica que a pessoa que está patrocinando-a pediu para não ser identificado e por esse motivo ela não pode dizer quem é. Ela diz que odeia a Kompani, tudo oq ela causou de prejuízo. A Elli explica que já havia enviado diversas cartas ao governo, aos ministros pedindo para ajudar a população, mas que ela não recebeu nenhuma carta como resposta. Depois de muitos meses ela recebeu uma carta com os seguintes dizeres: “permissão concedida” e nada mais além disso. Elli disse para Animal que sabia que os seus vizinhos da frente é que estavam boicotando o trabalho dela. Animal não pode trair ainda “mais”a confiança de Zafar, então simplesmente diz que a Dra precisava convencer a população que ela não havia sido enviada pela Kompani. Dra Elli coloca toda a culpa do boicote no Somraj. Animal sabia que ele era a favor da clínica, mas ele não poderia dizer isso... pq se ele dissesse ele estaria afirmando que o Zafar que é o lider desse boicote. Ao invés de falar a verdade, Animal prefere falar dos dons do Somraj, que ele era um cantor famoso, que tem muita sensibilidade na audição das notas musicais e que teve que interromper sua carreira por conta de ter perdido o fôlego. Contou que ele ouvia inclusive notas musicais nos sons das rãs e que hoje ele lecionava aulas de musicas. A Dra Elli sente vontade ajudá-lo a se curar.... mas como poderia fazer isso se o Somraj nunca havia se quer dado um sorriso para ela? Eles simplesmente diziam “olá”um ao outro.
No dia seguinte, Elli foi na casa de Somraj e bateu na porta e pediu para falar com ele. Foi uma conversa muito dura onde ela disse que não entendia porque ele encabeçado o boicote e a havia condenado sem se quer dar chance para ela se defender. Ela diz para que odeia a Kompani tanto quanto eles. Ela explica que largou tudo na América para ir lá em Khaufpur fazer esse trabalho. Elli se altera, diz alguns palavrões. Somraj, se mantém calmo, sem revidar os palavrões e diz que odeia americanos e tenta explicar o mal causado pela Kompani, mas é surpreendido por uma crise de tosse. Elli se oferece para tratá-lo.
Fita 12 (páginas: 189 a 218)
(fazia 2 semanas que Animal tinha deixado de estar na casa de Nisha por vergonha de ter contado para Elli que Somraj ouvia notas musicais com os sons das rãs)
Farouq lembra Animal que o dia de “Muharram”está chegando e que ele deve pagar a aposta e andar em cima das brasas. Farouq diz para Animal que Zafar está procurando por ele para ele ir na clínica entender o que estava acontecendo por lá. A Dra Elli havia colocado umas mesas na rua para explicar aos doentes como que o acidente químico havia prejudicado a saúde deles e de que forma que ela poderia tratá-los e que todo tratamento e os remédios seriam gratuitos. Elli também a todos que ali estão para assinarem uma petição que ela pretende entregar para Somraj e seu comitê. Nessa folha está escrito: “por favor não impeçam o povo de obtero bom tratamento gratuito que ele precisa. Apoiem essa clinica . Encorajem as pessoas para fazer bom uso dela.” Somraj foi até a clínica e ouviu a Elli dizendo que ele era um homem injusto. Ela apresenta para ele a petição que ela está fazendo e ele pede para assiná-la. Somraj viu que já havia umas 100 assinaturas e disse para Elli conseguir mais assinaturas e depois entregar para ele.
Elli e Somraj travam uma guerra musical. Qdo um toca o seu instrumento musical o outro toca um outro instrumento mais alto e o outro mais alto ainda.... até que por aquele dia eles desistem. No dia seguinte.... tudo de novo....
Elli começa a ensinar o Animal a tocar piano.
Elli decide ir visitar os doentes na casa de cada um, já que nenhum foi doente a procurou. Dos doentes que assinaram a lista, alguns se cadastraram para ser pacientes, mas não retornaram por receio em contrariar uma ordem de Zafar. Inicialmente Animal sugere que ela se apresente nas casas com uma jornalista e não como médica. Assim eles fizeram na casa da velha Haruya, avó de Aliya. Animal disse na casa que a jornalista não sabia falar hindu, que ela só falava inglês. Eles tomaram chá juntos, comeram biscoitos e depois de um tempo a Dra Elli se apresentou como médica e disse que queria cuidar da família. Eles ficaram surpresos mas gostaram. Pediram que ela voltasse para fazer o tratamento em casa pq eles não poderiam ir até a clínica. A rua ficou cheia de pessoas doentes e familiares pedindo para que ele fosse nas residências visitar os doentes. Ela foi em todas. Quando a Elli pedia que eles fossem até a clínica para fazerem exames, eles diziam que não poderiam trair Zafar.
Animal ainda está com ciúmes do relacionamento de Zafar com Nisha, e ele só pensa que se ele andar ereto em duas pernas ele conseguirá o amor de Nisha. Dra Elli suplica para ela e Animal entrem na Kompani, pq ela deseja conhecer como a fábrica é por dentro. Animal tenta convencê-la em não entrar. ( nessa fita eles não dizem se entraram ou não na Kompani)
Fita 13 (páginas219 a 237)
Hoje é o dia da audiência onde o juiz dirá se os bens da Kompani em Khaufpur poderão ser arrestados (vendidos), conforme solicitado por Zafar na última audiência. O tribunal está lotado, existia uma multidão, muitos jornaliss (jornalistas e , equipe de TV, o jornal a gazeta de Khaufpur. Até a Dra Elli foi. O jornal queria entrevistar o Zafar, mas ele não teve tempo em atender. Animal descontroladamente se oferece para ser entrevistado....mas não foi aceito.
O juiz entra e abre o processo RT 8460/96 (96 quer dizer o ano em que foi iniciado o processo) e declara que o pedido foi deferido. (pedido aceito, concedido). O juiz continuou a ler o restante do processo, mas ninguém ouviu nem uma palavra mais.... pois todos estavam em êxtase gritando : vencemos! Vencemos! E todos comemoram. Dra Elii pede a atenção do juiz e se apresenta e o parabeniza pela decisão.
Farouq lembra o Animal que o dia do Muharram está chegando. (andar s/ as brasas p/ demonstrar que a alma é pura).
Dra Elli fez um manifesto em frente a casa do Somraj, e juntou muitas pessoas ao seu manifesto. Em uma faixa grande ela escreveu SOMRAJ É INJUSTO. Junto com a Dra. também estão o gerente da clínica Dayanand e Suresh e Miriam os funcionários. Todos eles carregam cartazes : “SOMRAJ DEIXEM OS DOENTES SEREM AJUDADOS” “ACABE COM O BOICOTE” “SOMRAJ TEM CORACÃO”. Somraj vai ver a manifestação de pertinho tomando seu chá como se nada estivesse acontecendo. Ele oferece o chá para a Dra, que o nega justificando que não pode aceitar pq as suas mãos estão ocupadas segurando a faixa. Somraj, chega bem pertinho dela e diz: permita-me e segura a faixa para que ela tenha a mão livre para segurar a xícara. Elli pergunta oq ele está pretendendo.... em um dia ele assina a petição contra ele mesmo e no outro ele segura uma faixa contra ele novamente.
Zafar resolveu fazer um piquenique para comemorar a vitoriosa decisão do juiz. Havia umas 20 pessoas, inclusive Ma France e a Dra Elli que foi convidada e levada pelo Somraj. Nesse piquenique Nisha revela ao Animal que pretende se mudar com o Zafar para uma casinha a beira-mar e ter muitos filhos e criá-los longe de Khaufpur que é envenenada. Animal ficou desolado e enciumado. Ele disse para Nisha, de meu nome para um de seus filhos. Nisha disse que eles são todos amigos e que ele Tb poderia ir morar com eles.
Depois que todos haviam comido e bebido, Zafar pediu que fizessem um circulo e que cada um contasse uma historia de sua vida. Chunaram contou a sua, depois foi a Dra Elli que contou como foi que ela decidiu ser médica. Ela disse que o pai dela trabalhava em uma usina suderúrgica, muito próximo das fornalhas, onde as águas fervem a mais de 1000º graus e que qq gota poderia derreter uma mão, em uma distração e uma pessoa poderia virar historia do passado e somente pessoas habilidosas e com mãos firmes trabalhavam naquela função. O pai de Elli se orgulhava em dizer que ela havia ajudado a construir a América. ( pq o aço do Word Trade Center e da ponte Walt Whitman havia sido feito nessa siderúrgica). Então ela contou que a mãe dela ficou doente, foi pega na rua vagando só de camisola. Houve época em que a Martha (mãe de Elli) não sabia quem era o marido e nem a filha. Elli conta que começou a ficar com raiva de si mesma por não poder ajudar a sua pobre mãe. Então decidiu que seria medica para poder ajudar outras pessoas, inclusive o seu pai que estava desolado. Quando o pai dela soube que a doença da mãe não teria cura, ele resolveu construir uma casa para ela em um lugar diferente, onde houvesse ar puro, florestas, árvores, campos, flores... Elli ajudou o pai como ajudante de pedreiro, alguns vizinhos também ajudaram a levantar as paredes e quando a casa estava pronta ele fez um belo jardim na frente. Quando Martha viu a casa, ela disse: “como eu adoro esse lugar” Foi nessa época que ela cortei relações com Deus. Elli diz q não entendia como Deus poderia não curar. Quando Elli acabou de contar a historia, algumas pessoas foram abraça-la e se solidarizar com ela pela dor da perda.
Elli fica esperançosa achando que depois desse dia de harmonia, que no dia seguinte as pessoas iriam procurá-la na clínica.
Fita 14 (páginas 238 a 256)
Animal começa essa fita se lamentando pq ele só tem 9 dias para viver, pq nesse dia estava começando a festa de Muharram. A nona noite é a festa de Ashara Mubarak (noite de andar s/ as brasas de fogo). Animal está apavorado, em pânico, pq sabe que vai morrer nesse dia.
Zafar diz que não acredita em Deus e que o inferno tb não existe.
Animal, para se despedir da vida, pede para Zafar realizar o último desejo dele que é andar em uma moto em alta velocidade a 160 km/h. antes de sua morte sobre as brasas.
Farouq encontra Animal e pergunta se ele está pronto para o fogo. Farouq, diz acho melhor vc encontrar logo uma religião. Chunaram acredita em reencarnação, e na vida após a morte e aconselha Animal a ser hindu, pq se ele sofreu tanto nessa vida, na outra ele será um príncipe. Zafar além de não acreditar em Deus, ele pensa como Animal que religião é uma coisa muito ruim. Zafar e Farouq pedem para que eu pare de pensar em mim como um animal. Ma diz para Animal que eles vivem no próprio inferno. Animal contou para Nisha que iria morrer pq havia aceitado a aposta com o Farouq e ela diz que ele não irá passar pelo fogo. Mas Animal está decido a honrar a sua aposta, aconteça o que acontecer, embora ele estivesse morrendo de medo. Na verdade Animal pensa em andar sobre as brasas para chamar a atenção de Nisha. Animal contou para a Dra Elli sobre a sua aposta. E a Dra Elli disse que gostaria de estar lá caso ele precisasse de ajuda médica.
Zafar atende ao pedido de Animal e o leva para andar de moto de madrugada em alta velocidade. Animal pensa que adora Zafar, mas que tem tanto ciúmes que não consegue gostar mais, principalmente depois dos planos de Nisha de ter filhos.
Chegou a noite de Ashara Mubarak (andar s/ brasas). Animal foi com o Bhoora (taxista). Animal viu Elli toda vestida com lenço na cabeça, túnica de mangas comprida. ( Animal não queria que ela fosse pq ela é americana, e poderia haver represálias pois a América estava bombardeando o Afeganistão, que é bem perto das terras dos Yar-yilaqis (família de Farouq que são do mal)
Quando Animal chegou no local, havia uma multidão, a maioria era de Yar-Yilaqis e entre eles estava Nisha com Zafar, Somraj com Elli. Farouq se aproxima de Animal e o xinga e diz que ele estava salvo pq Zafar havia dito que Animal não tinha permissão para passar sobre as brasas.
Somraj e Elli conversam sobre os tipos de sons do local.
Animal não desistiu de passar sobre as brasas. Para ele era uma questão de honra. Havia uma fila em uma escada de madeira para chegar ao local das brasas. Animal estava lá na fila com muito medo mas decido. Quando chegou a vez dele de passar, mandaram tirar ele de lá, pq ele não tinha autorização para passar. Animal começou a fazer gozações com o Farouq que estava se preparando para passar no fogo e dizendo que ele iria morrer queimado. Farouq disse para ele, “é melhor vc rezar para eu não cair, pq se não vc Tb vai cair. Vou te levar nos ombros”. Por um momento Animal pensou que Farouq estava desejando matá-lo, tropeçando de propósito, etc Enfim, com muito medo, mas eles atravessarm.... estava muito quente... Animal sentia até os cílios queimarem....ele pensou que estivesse vivendo o fim do mundo de Sonjo. (apocalipse de São Joao) Farouq está se virando em círculos para atravessar de novo... Animal começa a ficar com tonturas....e desmaia e escorrega das costas de Farouq caindo.... Tempos depois, ele volta do desmaio e Farouq já foi logo brigando com ele, dizendo que ele havia escolhido uma boa hora para desmaiar. A sorte de Animal é que havia alguns Yar-Yilaqi dançando e conseguiram o segurar. Depois que Farouq viu que Animal estava bem, ele disse que deveria ter deixado ele morrer.
Fita 15 (páginas 257 a 282)
Animal estava em cima da mangueira novamente, qdo se lembrou que Nisha havia mostrado para ele um livro com fotos de animais. Então ele se lembrou que ele se parecia com o macaco orelha de morcego, que só trepa na escuridão da noite.
Animal vê e ouve Somraj e Elli conversando na varanda iluminados pelo lampião. Elli estava contando que conheceu o seu marido na faculdade, onde ela cursava medicina e ele direito. Somraj e Elli estavam bebendo uísque e conversando. Um muito simpático com o outro, e ela contou que não estava feliz com o casamento e que resolveu vir ajudar vidas em Khaufpur. Elli diz que quer ajudá-lo a recuperar a saúde. Somraj nega, pq diz q não pode aceitar essa ajuda, pq seria injusto com todos os outros que não farão os tratamentos. Elli pede para ele pedir para o povo vir se tratar. Tarde da noite, Somraj se levanta para ir embora. Animal estava na mangueira torcendo por um beijo, uma transa, qq coisa. Mas nada aconteceu. Elli voltou para o quarto de camisola e Animal foi se masturbar em cima da árvore.
Zafar passou mal e Animal foi procurar Faqri para saber oq ele havia colocado nas pípulas. Descobriu que era a figueira do diabo, uma planta venenosa.
Depois da noite de andar nas brasas que Farouq salvou a vida de Animal, ele passou a tratar o Animal como se ele fosse seu grande amigo. Naquele dia Farouq disse para Animal que iria dar um presente para ele, para eles comemorarem o aniversário de Animal. Na verdade, Animal não sabia quando era o dia de seu aniversário, mas sabia que tinha sido poucos dias depois do acidente com a Kompani. Farouq foi com a Animal tomar “bhang” (bebida feita com maconha). Esse era o dia de Holi (um feriado que os homens podem fazer tudo o que quiserem com as mulheres que eles encontram na rua, molhar as roupas p/ poderem ver os seios, passar as mãos nas tetas, e elas não tem o direito de impedir. Por esse motivo as mulheres não saem de casa nesse dia.) Eles estavam muito drogados. Farouq resolveu presentear Animal levando-o ao bordel. Ele escolheu a mulher com queria passar a noite, era Anjali, uma morenona. No dia seguinte Animal acordou pelado e Anjali também. O efeito da droga havia passado e ele não se lembrava de nada que havia acontecido. Animal ficou bravo com ele mesmo.... eu queria tanto transar com uma mulher de verdade... quando eu transo eu não me lembro de mais nada? Anjali revela que eles não transaram, que Animal havia desmaiado. Então ela propõe que eles transem naquela hora. Eles tentam.... mas o Animal não tem ereção. Anjali revela que já havia tido desejo para ter transado com Animal, qdo ele passava na frente do bordel e falava gracinhas para ela. Como eles não conseguem transar e estão pelados.... Animal pede para ver as partes íntimas dela. Ela permite. Animal descreve detalhes do que ele viu, comparando-a com uma concha de molusco e diz que a vagina dela se parece com um hibisco. ( ler pags 280 e 281 se quiser ler todos os detalhes da narração de Animal)
Animal pede para Anjali abandonar essa vida de prostituição, mas ela diz que NUNCA poderia fazer isso, pq a liberdade dela custaria muito caro e que ela nunca teria dinheiro para isso, pq a dona do bordel havia comprado ela.
Fita 16 (páginas 283 a 299)
Animal sente cada vez mais desejos em se masturbar, ele diz que essa “luxuria”( um dos 7 pecados capitais) está pior do que nunca.
Farouq pede para Animal não contar para ninguém que ele havia o levado no bordel, principalmente para Zafar e Nisha, pq eles não o perdoariam.
Elli recebeu uma carta informando que “talvez” haja uma possibilidade para ele se curar na América (amrika), porém é um custo muito alto e eles terão que aguardar. Animal fica muito excitado com a possibilidade de ser curado. Elli anima Animal, dizendo que qdo eles forem para a América para fazer a cirurgia, que ela o levará para conhecer NY e um museu de ossos de dinossauros. Animal nem se lembrava oq era dinossauro.... depois teve uma lembrança de que Chunaram rouba sinal de TV a cabo e que ele havia assistido uns programas com dinossauros.
Somraj sempre diz que o mundo é feito de músicas. E Elli diz que o mundo é feito de promessas.
Somraj adoece e Nisha corre na clinica da Dra Elli de madrugada para pedir soccoro. Dra Elli de pronto foi para a casa deles. Somraj está com uma febre muito alta, está agitado, do canto de sua boca sai espuma rosada. Nisha pede desculpas a Dra Elli por tê-la boicotado. Dra Elli diz para ela não se preocupar e aplica uma injeção em Somraj. Nisha pede desculpas novamente e diz que foi um egoísmo da parte deles, pq muitas outras vidas poderiam te sido ajudadas. Somraj tem pesadelos e nesses pesadelos ele chora, grita. Enquanto Somraj descansava Nisha e Elli tomam chá e conversam. Nisha promete acabar com o boicote. Nisha pede para a Dra contar um pouco sobre a sua vida pessoal e pergunta se na América as pessoas tem liberdade em se apaixonar. ( Nisha pergunta isso pq ela é hindu e o Zafar é muçulmumano) As duas iniciam uma amizade.
Horas depois, Elli abre as portas da clinica, existe uma multidão de pessoas tossindo, mancando, todos tipos de doenças. Na frente de todos está Zafar, que de imediato pede desculpas pelo boicote e pede que Elli ajude ao povo.
Essa parte da história, é oq Animal chama de tempo de paz. É a idade de ouro. Todos estão felizes. Todas as discussões acabaram.
Animal está em cima da mangueira comendo manga e Nisha se aproxima para conversar com ele... ele está com o rosto todo escorrendo de manga e começa a fazer gracinhas pedindo para Nisha lambê-lo. Animal morde o caroço eroticamente e diz para Nisha que eles dois estarão juntos em pouco tempo.
Nisha conta para Animal que foi tirar fotografia para tirar o seu passaporte, pq ela vai com Somraj e Elli para América para conhecer a família de Elli, pq eles irão se casar. Animal fica arrasado com a noticia, afinal a Elli havia prometido levar ele para a America para fazer a cirurgia, conhecer NY e os ossos dos dinossauros. Ele se sente traído. Nisha está decepcionada pq não desejava e nem esperava que o seu pai fosse se apaixonar novamente. Nisha conta que irão viajar após a audiência com a Kompani.
Nisha fica incomodada pq Animal só usa uma única bermuda, a kakadu que ele ganhou de presente do jornalista australiano. Nisha se oferece para comprar outras roupas PA ele, mas ele diz que NUNCA irá se separar de sua kakadu.
Aconteceu o noivado de Elli e Somraj. Com muitos músicos presentes animando a festa. Ma foi ao noivado e percebeu que Zafar e Nisha eram apaixonados, isso deixou Animal novamente com ciúmes. Animal pede para Ma felicitar apenas os noivos que eram Somraj e Elli.
Fita 17 (páginas 300 a 319)
Os advogados da Kompani chegaram da America e foram se encontrar com Zahreel Khan ( primeiro ministro). Zafar suspeita que os advogados estejam lá para fazer um acordo político e subornar o juiz. Ele resolve fazer uma passeata em frente a casa do primeiro ministro em manifestação para que NÃO HAJA ACORDO POLITICO. Khaufpur está inflamada com a possibilidade de haver um acordo político. Vários cartazes são exibidos, com dizeres: “NÃO OS DEIXAREMOS ENTERRAR A JUSTICA”, “VIDA ENVENENADA É MORTE EM VIDA”, NÃO SE VENDAM”,” MORRE A LEI NASCE O INFERNO” “SE A LEI MORRER, O INFERNO REINARÁ”.
Na manifestação em frente a casa do primeiro ministro, estão o general Zafar, escoltado por seus ajudantes, brigadeira Nisha e o cabo Farouq. Os policiais estão armados com capacetes de metal e cacetetes. Os pandus (policiais) tinham formado duas filas para abrir caminho para o primeiro ministro entrar em sua casa. O ministro ignora a manifestação e Zafar o chama através de um megafone, dizendo para ele não se vender e ir se justificar com o povo dele e disse que todos ficariam lá até que o ministro saísse. O povo se inflama. Os policiais seguem em direção a Zafar e começam a bater nele com cacetete. O povo começa a jogar pedras e tijolos nos policiais. Então o primeiro ministro sai e diz que não admitirá ameaças. O primeiro ministro pede para que todos retornem para suas casas e ele também entra. Os policiais batem na população com cacetete e a população revida com pedras e os policiais atiram e a população se dispersa. Os policiais voltam a bater em Zafar. Um amigo passou com uma moto e arrancou Zafar e Nisha e os levou embora.
Zafar manda que sigam os advogados por onde quer que eles andem. Eles se dividiram para seguirem todos os passos dos advogados. Animal foi para o hotel aonde eles estava hospedados e ficou observando os movimento deles. Animal ouve um tocar de piano e acha aquele som muito parecido com os sons que Nisha no seu piano. Passado as horas Animal já estava com fome e viu uma mesa cheia de comidas e resolveu se arriscar.... foi se rastejando e começou a comer o que estava servido na mesa... quando de repente ele ouve algumas vozes se aproximando, uma voz era da advogado bonitão e da Elli. Animal agora tem certeza que era ela mesmo que estava tocando o piano. Ele também tem certeza de que eles já se conheciam e que eles tem muita intimidade. O advogado abraça Elli e a beija, e diz que Elli já fez um bom trabalho e que ela já pode ir para casa e voltar para América. Animal fica enlouquecido em baixo da mesa por saber que Elli é uma traidora e que mentiu o tempo todo ao dizer que ela odiava a Kompani. Zafar tinha razão, Elli veio mandada pela Kompani. Todos de Khaufpur foram traídos por Elli. Assim que Elli vai embora, Animal corre para a casa de Nisha para contar para Zafar o que ele havia descoberto..... mas quando ele chega no jardim da casa, ele fica pensando se ele deveria contar a verdade.... pq se ele contasse a única possibilidade que ele teria de voltar a andar, iria acabar. Aquelas vozes estranhas ficam enlouquecendo a cabeça de Animal com tantas perguntas e respostas. Animal foi embora sem contar nada para ninguém, pq ele achou que a verdade seria muito dura para Zafar. Animal se enche de ódio pela traição de Elli.
Animal volta para a sua casa para cuidar de Ma e pede para ela aconselhá-lo sobre o que ele deveria fazer com essa traição que ele havia descoberto. MA não fala mais em todos os momentos com sentido, as vezes ela fala nada haver, ela está muito idosa. Ma avisa para Animal que Aliya está muito doente e que ele deve levá-la para consulta com a Dra Elli.
Fita 18 (páginas 320 a 329)
Começou Nautapa. Nautapa são nove (9) dias de intenso calor. Se alguém tocar o solo, é frito pelo calor de 50º graus. As pessoas não conseguem nem enxergar direito, respirar é difícil. As pessoas dizem que quando chega o período da Nautapa, que logo em seguida virão as chuvas. Nesse tempo, as flores secam, as coisas racham, murcham e acabam, todo ar é sugado.
Animal foi até a casa de Huriya e descobriu que Ma tinha razão; Aliya estava muito doente e que precisava dos cuidados de Elli. Ninguém sabe da verdade além de Animal. Aliya disse que tinha condições de ir andando até à clinica, mas ela estava muito debilitada e Nautapa a fez piorar. O chão queima como metal quente. Aliya passa mal no caminho e Animal resolve levá-la nas costas. Quando chegaram na clínica, alguns homens tiraram Alyia das costas dele e Animal estava em puras bolhas. Elli queria transferi-la p/um hospital, mas ela não quis, pois acreditava que morreria lá. A febre de Alyia baixou e a doutora pediu que ela retornasse à clínica por sete manhãs. Animal não conseguir voltar para casa para levar comida para Ma, de tão queimado que estava e Nisha mandou entregar comida para ela. Animal não para de pensar na cena de Elli beijar o advogado. Ele fica procurando uma oportunidade para contar à Zafar ou Somraj. Zafar insiste que não pode haver violência nas manifestações. Zafar é um líder pacífico. Zafar disse na reunião que daria sua vida pela justiça, porque ele decidiu fazer uma greve de fome até a morte para impedir um acordo político entre os advogados da Kompani e o primeiro ministro. Nisha está desolada, chorando porque o seu grande amor irá morrer. Farouq resolveu acompanhar Zafar no jejum da morte, além de duas outras senhoras.
Fita 19 (páginas 330 a 347)
Eles começaram a jejuar na calçada oposta a corte, onde ocorrerá a audiência. Houve um pequeno ajuntamento de Jarnaliss e fotografiss (jornalistas e fotógrafos). Zafar inicia o jejum fazendo um discurso para as câmeras e perto deles tem uma faixa que diz: Jejum até a morte pela justiça e vários cartazes escritos “SEM ACORDO”.
Elli acompanhou Nisha até a tenda do jejum e a doutora insiste para que eles desistam do jejum e alerta; se vocês decidirem ir em frente terão que beber ao menos dois litros d`água com uma pitada de açúcar e sal e também um pouco suco de limão. Ela disse que irá lá várias vezes ao dia para colher urina e verificação da pressão sanguinea. Então a doutora explica que nos primeiros dias que o jejum atacará músculos e fígado em busca de seus estoques de energia (glicogênio) e isso fará com que eles percam peso depressa. Quando o glicogênio se esgotar, o corpo começará a se alimentar de músculos, inclusive o do coração e quando os músculos se esgotarem, o corpo queimará cetonas que são produzidas por gorduras decompostas e isso produz muitas toxinas, fazendo com que o corpo entre em colapso e os órgãos vitais começam a falhar, porém outros severos danos começam a aparecer, como exemplo, a cegueira. Dessa forma, ela diz, vocês terão em média 20 dias de vida, mas faltam apenas cinco dias para audiência e Elli os tranqüiliza dizendo que com bastante desconforto, eles conseguirão, mas Zafar decide que farão o jejum absoluto, sem uma gota d’água. Então Elli avisa que isso é suicídio e que eles não agüentarão mais do que três dias, pois eles estão na Nautapa. Zafar insiste que precisa de cinco dias. Animal olha para Elli, pensando na traição dela e o que importaria para ela seria a morte deles. O calor do Nautapa parece o buraco do inferno, é como uma boca de uma fornalha. Em todos os lugares, só existem dois assuntos, um é o calor e o outro é a greve de fome. Então Elli informa que eles não estão sentindo fome, porque estão com muita sede e logo deixarão de ter sede e isso é um péssimo sinal. Elli, Nisha e todos os outros tentam convencê-los daquele suicídio. Animal pensa que serão quatro mártires, pois a morte deles é certa. O jejum deles já dura três dias e Elli, a traidora continua dizendo que eles devem desistir imediatamente. Eles estão tendo fortes dores de cabeça, sérios ataques de câimbra, etc. Eles estão diminuindo, seus lábios estão rachados. As duas senhoras passam muito mal, desistem do jejum suicida e são levadas ao hospital.
Nisha aproveita que Zafar está dormindo e coloca algumas gotas de água na boca dele. Zafar grita com ela a impedindo, mas já não tem mais força. Os lábios estão muito rachados, a língua inchada dentro da boca e a voz soando como se estivesse drogado e proibiu Nisha de voltar na tenda, porque ela abala a determinação dele. No quarto dia do jejum, as pessoas começam ir a tenda para pedir a benção deles, porque pensam que eles são santos.
Ma explica para Animal que o inferno está chegando e que já estão no Apocalipse; que um fogo descerá do céu e os devorará; que anjos se moveram por toda a cidade porque haverá uma revelação e logo não haverá mais pessoas na cidade.
Nisha pede para Animal dizer a Zafar que ela o ama e mostra para Animal um barrete que ela havia bordado com seda azul e vermelha para o dia do casamento deles e que se ele morrer, ele estará a levando com ele. Animal acha que Zafar pretende morrer porque ele é um herói, um santo e que sua morte causaria muito tumulto e que os políticos acordariam. Quando Animal dá o recado a Zafar, ele mal se lembra de quem é Nisha. Zafar não pode sequer ouvir a palavra água. Do lado de fora da tenda, o povo está aplaudindo. Elli está dizendo para Zafar e Farouq que eles já podem parar com a greve de fome e eles podem beber água e podem se alegrar porque o acordo foi adiado; o acordo não acontecerá. Ela diz: nós vencemos. Todos gritam: nós vencemos, nós vencemos. Somraj diz que não houve confirmação dessa notícia e que os políticos estão com medo de que eles morram e que essa notícia deve ter sido um truque para eles pararem o jejum.
Ma brinca com um escorpião vermelho, dizendo que esse é seu bichinho de estimação e que seu nome é Françoise.
Zafar já está muito debilitado, não está mais suando, nem mijando e está queimando de febre e ele pede para Animal cuidar de Nisha quando ele morrer Animal decide contar para Zafar que Elli é uma fraude e que ele tem provas de que ela trabalha para Kompani e ele conta tudo que viu. Zafar diz que já sabia porque Elli já havia contado para Somraj e pede para que Animal proteja Elli. Animal também conta para Zafar sobre as pílulas que ele comprou do Faqri para que ele não tivesse mais vontade sexual por Nisha, mas ele não sabia que Faqri colocava datura (planta venenosa) na pílula e na verdade essa pílula era afrodisíaca.
Fita 20 (páginas 348 a 369)
Hoje é o dia da audiência e Zafar e Farouq foram levados para o tribunal muito fracos e duas pessoas ficavam ao lado deles para mantê-los em pé. Depois de vinte minutos de atraso, chega a notícia, a audiência foi adiada por falta de juiz. Com uma escolta armada, os quatro advogados da Kompani chegam ao tribunal. A multidão gritava: Sem acordo, Sem acordo. A população fazia muitas perguntas aos advogados: Vocês vão limpar a fábrica? Onde estão os executivos da Kompani? O que vocês combinaram com o governo? Vocês sabiam que a audiência seria cancelada? Etc
Um advogado, com sorriso no rosto diz para Zafar que quando ele tiver lido muitos livros e tiver muitos amigos entre advogados e juízes, não precisa mais perder tempo se justificando.
Sétimo dia de jejum: Eles não ficam mais em pé e estão quase cegos. Zafar está tão quente de febre que um sopro dele poderia incendiar o mundo.
Zafar e Farouq morrem!
Nesse momento começa uma grande barulheira na fábrica. Os policiais estão espancando gente. O povo de Khaufpur está destruindo a fábrica. Arrancaram os portões da Kompani e os policiais ficaram com medo e fugiram. Quando a notícia da morte deles chegar à multidão, só Deus sabe qual será o resultado. As pessoas perguntam quem vai assumir, mas não há ninguém para liderar. Eles gritam para incendiar a empresa e desesperadamente Animal pede para que não acendam nenhum fósforo e que não queimem nada, caso contrário, os produtos químicos vão incendiar e aquela noite maldita acontecerá novamente. A notícia se espalha para que não queimem nada.
Então, chegam umas vinte camionetes com policiais com capacete, escudo e cacetete. Os policiais entram na Kompani e a multidão fica lá fora gritando e instigando os policiais dizendo: batam em nós, tirem nossas vidas, etc. Isso é o que acontece e um grande tumulto começa, com muitos gritos, dor e sangue. Um policial usa um megafone e pede a todos que voltem para suas casas. A notícia da morte de Zafar se espalha e Nisha chega toda de branco que é a cor que uma viúva usa. Nisha vê um homem apanhando e vai defendê-lo e também apanha do policial e começa a sangrar.... Animal vai defender Nisha e também apanha até sangrar, e ele tenta sufocar o policial até a morte... mas desiste.. mas arranca a orelha dele em uma forte mordida... mas outros policiais começam a bater no Animal com o cacetete, bate por todo o corpo dele...Nisha começa a gritar para pararem de bater em Animal, pq ele só estava defendendo-a e Nisha pede para Somraj ir ajudar Animal. Pararam de bater no Animal a pedido de Somraj, mas ele nem consegue levantar do chão de tanto que apanhou e estava todo ensangüentado. Somraj dá uma bofetada nesse policial que estava batendo em Animal. Então os policiais começam a bater em Somraj e o deixam todo ensangüentado também. Uma outra multidão de pessoas chegou na frente da fábrica e como os policiais eram menor número ficaram com medo de expor a própria vida e foram embora. Alguns moradores do Pé de Galinha (bairro onde Somraj morava) chegaram e cuidaram dos machucados e os levaram de volta para casa.
Nisha quer ouvir da boca de Animal sobre o estado de saúde Zafar. Mas ele não tem coragem de contar e pede que ela vá visitá-lo na tenda. Animal diz para Nisha que se Zafar morrer ele irá cuidar dela (esse foi o último pedido que Zafar fez antes de morrer) Animal promete a Nisha que irá casar com ela para poder protegê-la.
Animal foi correndo para casa para se encontrar com Ma, pq não sabia oq poderia ter acontecido com ela naquela confusão da fabrica. Quando Animal estava indo, encontrou a Elli que ficou muito preocupada com a saúde dele, pois havia galos em toda cabeça, um olho nem abria e a bermuda estava toda manchada de sangue. Mas isso era um “NADA”comparado com a dor da morte de Zafar e Farouq. Animal resolveu entrar na clínica para ser tratado, mas na verdade ele queria contar para a Elli que sabia que ela era uma traidora. Elli conta para Animal que está correndo pela cidade uma fofoca de que ela é traidora, que ela é da Kompani e que por conta disso o povo deixou de ir na clinica dela, inclusive Aliya... Animal a interrompe e conta que viu ela beijando o advogado e que ouviu tudo o que o advogado tinha falado que ela tinha feito um bom trabalho e que já poderia voltar para casa. Animal disse que então já sabia que ela era da Kompani e que em breve ela voltaria para a América e que ela não iria consertar a coluna dele. Animal ainda diz que Khaufpur não precisa dela e nem de gente como ela, que são pessoas que são feitos de “promessas” e que ele estava decepcionado por ela ter enganado todos, inclusive Somraj. Elli começa a chorar e diz insistentemente que não enganou ninguém. Animal pergunta à ela, oq ele poderia pensar se ela permitiu que até Zafar e Farouq morressem.... Ela chora ainda mais... e Elli diz que odeia a Kompani e que aqueles homens não são seus amigos. Entao, Elli explicou que um daqueles advogados é seu ex marido, e que ele é da Kompani, e que ela estava com muito ódio dele pq ele havia a traído. Animal diz que estava lá “jamesbondeando”(James Bond... detetive).
Elli explica para Animal que o ex-marido trabalha para a Kompani e que um dos motivos do divorcio foi justamente esse, e por isso ela deixou a América e foi cuidar dos doentes em Khaufpur. Elli diz que levou um susto quando viu nos noticiários o seu ex marido Frank que ele estava em Khaufpur pela Kompani. Frank telefonou e deixou um recado com endereço do hotel e o nr do quarto para ela procurá-lo, já fazia mais de um ano que eles não se viam. Então na noite da manifestação do primeiro ministro ela resolveu ir até o hotel para entender o que Frank poderia fazer pelo povo. Frank está elegante, é um galanteador e se declara ainda um apaixonado por Elli e pede que ela volte para a América. Elli diz que não vai voltar para América, pq ela está feliz e não vai desistir de ajudar o povo até que justiça seja feita. Frank dá notícia dos familiares de Elli, diz que Martha (mãe dela) está viajando, está fora de órbita e que o pai estava bem e com saudades. Frank conta que o pai de Elli havia contado que ela pretendia se casar com um homem hindu. Frank pede para que eles voltem a ser marido e mulher. Elli insiste com o Frank que ele deve ao menos tentar “limpar a fábrica”, pois os venenos que existe lá, nos poços ainda estão prejudicando as pessoas. Frank diz que não pode fazer nada, mas para mudar de assunto, ele diz que a ama. Elli suplica para que Frank impeça que haja esse acordo político.
Nesse momento os dois andam para perto da mesa, a onde estava o Animal em baixo, escondido ouvindo a conversa deles.
Frank faz vários elogios para Elli, dizendo que ela é maravilhosa, incrível, etc .... para não precisar responder ao apelo dela de impedimento do acordo. Elli insiste no pedido e ele responde que ele não pode impedir. Elli pede então que o acordo seja “adiado” para depois da audiência.
Frank faz um acordo com Elli: se ele adiasse o acordo para depois da audiência que ela deveria voltar para a América. Ela concorda. Então foi qdo Animal ouviu ele dizer: “vc fez um bom trabalho aqui, já pode voltar para casa” e foi qdo Animal viu que ele deu um beijo no rosto dela. Elli pensa rápido.... se ele fizer isso Zafar e Farouq podem parar o jejum imediatamente. Eles fecharam o acordo.
Fita 21 (páginas 370 a 387)
Aliya está muito mal e a Dra Elli foi visitá-la em casa. Quando a Dra chegou lá, a menina estava deitada no colo do seu avô, com ruge no rosto, olhos pintados, estava com batom e usando um vestido novo. Os avós estão desesperados com o estado de saúde dela. Elli pergunta pq a Aliya (era vizinha e amiga de infância de Animal) estava vestida daquela maneira e eles respondem que o anjo da morte estava naquela cidade e que quando o anjo chegasse, ele iria ver a menina estava com cara de saúde e a morte não iria levá-la embora. Embora Elli tenha tentado salvar a vida de Aliya, ela não resistiu e faleceu na mesma noite em que faleceu Zafar e Farouq.
Animal tem medo que haja uma grande rebelação nas ruas por conta da morte de Zafar.
Ma insiste que Isa (Jesus) já voltou e Sanjo também. Ela só fala que eles estão vivendo no tempo do Apocalipse.
Animal chega na casa de Nisha para poder confortá-la sobre a morte de Zafar. Nisha não está chorando, pq ela disse que já chorou tudo o que tinha para chorar nos dias em que Zafar ficou fazendo o jejum da morte. Nisha mostra os seus braços arranhados e machucados, pq ela havia quebrado os seus braceletes como fazem as mulheres casadas. Nisha conta que foi até a tenda onde Zafar e Farouq estavam fazendo a greve de fome e que quando ela chegou lá com o seu pai, a tenda estava vazia. Algumas pessoas informaram que um carro da polícia e uma ambulância havia levado os corpos deles embora para um hospital. Nisha foi ao hospital mas não os encontrou. Nisha pensou que talvez eles pudessem ter sido levados para um hospital militar ou para a prisão, e que dessa foram eles estariam vivos e como estava havendo muitos tumultos, eles acharam perigoso continuar procurando pelos corpos.
Animal diz para Nisha, que Zafar antes de morrer havia pedido que ele cuidasse dela. E que ele estava decidido a faze-la feliz e que queria casar com ela para eles irem morar em Ratnagiri (Ratnagiri é olocal onde Nisha e Zafar planejavam ir criar os seus filhos) Animal continua a insistir no pedido de casamento e Nisha diz que NUNCA casará com ele. Animal se irrita e pergunta se é pq ele é um Animal que ela se nega a casar com ele. Nisha diz que ele não é um animal, e ele insiste que é. Nisha fica irritada e manda ele ir embora e viver como um animal então. Animal foi embora, mas estava sempre olhando para trás na esperança que Nisha o chamasse de volta e pedisse perdão pela grosseria, mas isso não acontece...
Somraj, Animal, Nisha, Dra Elli e outros estão com muita raiva, pq todos acham que deveriam ter impedido essa morte tão estúpida.
Animal por um momento fica pensando que tudo oq ele mais gostava ele perdeu: Zafar, Farouq, Aliya, a amizade de Nisha, logo em breve perderia a Ma, Dra Elli que em breve estará voltando para America sem curar a coluna dele. Animal com tanta tristeza e tantas perdas... resolve que tem motivos o suficiente para se matar.Ele pensa para quem ele poderia doar o seu zippo? Qdo ele coloca a mão no bolso para procurar o seu isqueiro, ele encontra uma caixa com 13 golis (pílulas) do Faqri. Animal vai mastigando uma a uma das golis amargas, procurando encontrar a morte.
(esse próximo parágrafo é inteiro “alucinação”) Animal começa a delirar por estar intoxicado e começa a ouvir as vozes novamente, ele diz que são as vozes do demônio. Os demônios começam a gritar para colocar fogo na clinica da Elli, e começam a quebrar as portas da clínica com picaretas. Um dos demônios tem os dentes peludos e quer destruir a clinica. Elli aparece com as roupas de dormir e grita para os demônios irem embora e a deixarem em paz. Os demônios dizem para ela que na podem ir embora sem antes colocar fogo na clinica. Somraj aparece nessa alucinação para proteger a Elli e os demônios insistem que a Elli é funcionária da Kompani.Os demônios entram na clinica com tochas para incendiá-la. A lua diz para Animal que está “jamesbondeando”ele. A clinica está incendiada. Animal lembra que o khã-no-pote (fetos mal formados guardados dentro de um pote com formol por conta do acidente) está dentro da clínica e que ele precisa salvá-lo. Animal em sua alucinação vai correndo até a clínica e escuta o khã-no-pote pedir socorro e pede para deixá-los lá, pq se o fogo alcançar os armários e eles forem queimados, assim eles seriam libertados. Mas Animal não dá atenção aos pedidos do monstrinho no pote e pega-o e sai correndo com o pote em baixo dos braços. Animal tenta ir para a casa dele pulando o muro da fábrica... ele promete para o Khã que irá queimá-lo pq ele tem um zippo,mas tem dificuldades para subir no muro com o pote nas mãos....e o pote cai e quebra... Animal lembra com tristeza os últimos minutos de vida de Zafar. Animal sente um calor tão forte dentro dele, que ele diz que o calor da “datura”, é maior do que o do Nautapa. Animal está feliz por estar se suicidando, pq ele diz que dessa forma ele estará livre de todas as sua mágoas, dor, horror, desespero, etc Animal pensa que não sabe se haverá reencarnação, ressurreição, anjos, demônios, deuses... fica confuso... mas pensa: “para essa vida eu não quero voltar”. Animal lembra que as golis estão fazendo efeito e que em breve ele morrerá e que ele precisava se despedir de Ma e Jara.
Animal está chegando em casa e sente um forte cheiro de alguma coisa que está ardendo os olhos dele. Ele pergunta para Ma se ela está fritando pimentas... de tanto que ele sente arder os olhos... quanto mais perto ele chega da torre de pedras, mais ele sente arder os olhos, começa a tossir, mal consegue respirar e ele sente uma forte queimação no seu estomago por ter ingerido as daturas, mas agora também começa a sentir que o chão está muito quente e que também vem um calor nas costas. ( obs: é a Kompani que está sendo incendiada, mas Animal não sabe. Por isso que ele sente os olhos arderem e um forte calor externo) A Ma está lá dentro da torre gritando que chegou o Apocalipse, falando sobre o cavalo claro que traz a morte e que o inferno está chegando trazendo fome, pragas, morte, etc. Animal descobre que a fábrica está pegando fogo, e nem consegue manter seus olhos abertos. Ele só ouve os gritos: corram! Corram! Corram! Animal entende, pq os seus olhos estavam ardendo, era o gás da morte. Ma chama Animal para ir ajudar as pessoas a se salvarem, mas ele está tão alucinado com as golis que ele ingeriu que ele não consegue andar, não tem reação para fugir, ele diz que sente como se os seus pés estivessem criado raízes no solo e ele está preso. Animal manda Ma correr para se salvar, mas ela diz agora não há salvação, é o Apocalipse. Ma se despede e diz que eles se encontrarão no paraíso. Jara acompanha Ma. Animal fica desolado pensando que os últimos 2 seres que ele amava estava indo embora.Quando Animal consegue se mover para tentar fugir, ele começa a passar mal, com vontade de vomitar, olhos lacrimejando... começa a correr sem sabe para onde, pq não consegue enxergar... mas ele fica pensando que terá ao menos mais uma hora de vida.... Animal começa a querer viver....
Fita 22 (páginas 388 a 398)
Animal sente a datura queimar dentro dele, mas não entende nada do que está acontecendo... ele está em cima de um caminhão cheio de gente amontoadas, todos passando muito mal, vomitando, olhos lacrimejando... inclusive ele próprio. Todos estão sendo levados para o hospital pq são vítimas dos gases do incêndio da Kompani. Mas Animal está ainda tendo alucinações e pede para descer pq ele disse quer prefere morrer mesmo, que todos que ele amava já morreram e que ele tem repulsa por esta vida. Ele desce do caminhão no meio da floresta, no meio de um “nada”. Ele começa a analisar a floresta, os pássaros, e decide que NUNCA mais quer olhar para um rosto humano. Ele tira sua bermuda kakadu, joga fora e decide que vai viver como um animal na selva. As vozes começam a falar com ele que ele não irá sobreviver pq ele comeu 13 golis de datura. Ele fica analisando as árvores, os pássaros, os espinhos e decide que um animal de 4 patas tem viver e morrer ali. Ele sente que dentro dele está ardendo em chamas, e para piorar ainda é o 8º dia da Nautapa. Animal fica pensando que Farouq é um bábaca que só andou sobre as brasas e ele está com as brasas dentro e fora dele. Animal começa a discutir com as vozes, que dizem que vão matá-lo. Ele vomita. As vozes dizem que datura e luar não é uma boa combinação. O ex khã do pote aparece em vozes e diz que ele também vai morrer. Ele vomita novamente. O ex Khã-do-pote, insiste em falar, falar, falar... então Animal decide que é hora de colocar fogo nele, mas procura o seu zippo e não encontra. A noite as árvores se mechem com o vento e o Animal pergunta se elas também estão morrendo ou sofrendo... e elas dizem que estão dançando. Elas dizem para Animal ir procurar água ou ele morrerá mais rápido, e ele diz que não consegue andar pq seus pés estão em carne viva, cheios de bolhas. As árvores o chama para morrer encostado em sua raiz. Animal não consegue dormir com medo que a árvore o devore. ( ele continua tendo alucinações por conta da datura). Animal sente tanta fome que começa a comer pétalas de flores, gramas, casca de árvore, raízes... qualquer coisa estava servindo. Ao longe ele vê um lagarto e atira uma pedra para poder matá-lo e se alimentar....mas o lagarto grita: “não me coma”, mas Animal faminto lança uma pedra que quebra uma costela do lagarto... mas depois ele se arrepende e pede desculpas para o lagarto. O lagarto diz para ele que ele não o comeu pq ele é humano, pq se ele fosse um Animal ele teria o comido. Animal resolve subir as montanhas a procura de água e quanto mais ele sobe, mais verde fica a vegetação, mas ele não encontra água... mas Animal ouve infinitas vozes falando, ouve as formigas andando, as minhocas comendo areia... Animal está tendo alucinações cada vez mais fortes...ele vê gramas nascerem em suas mãos... ele estava a busca de água quando se sentiu tão fraco que percebeu que não conseguia mais se arrastar, esse já é o terceiro dia que ele está no deserto... mas uma voz diz para ele, que se ele parar de se arrastar, ele vai morrer mais depressa. Animal começa a sentir frio naquele deserto escaldante... ele estava com uma febre muito alta.... e as alucinações pioraram.... ele vê os seus pais em meio as árvores dizendo que havia ido buscá-lo....vê a Nisha implorando para casar com ele.... vê a Elli pedindo para ele subir em uma árvore que ela vai mostrar a sua buceta .... e vai se masturbar para ele e quando ele gozar as costas dele iria se esticar.....Vê Farouq trazendo um terno de presente e dizendo que no próximo ano ele vai se deitar sobre as brasas para Animal andar em cima dele.....vê Zafar carregando o mundo nas costas e pede para carregar ele também....vê o Búfalo (um dos advogados da Kompani) que oferece para ele um emprego na Kompani.... vê Somraj com 2 pássaros na mão, ouvindo os seus sons e dizendo que não existe música que não possa ser aprendida.... vê Ma trazendo na boca um cadáver e perguntando se Animal tem fome ou sede....
O sol nasce, e clareia o dia. Animal rejeita todos os deuses, inclusive DEUS, todas as divindades, avatares, deitades, etc... ele diz que detesta todos os padres, babas, shadus, gurus... todos os lideres religiosos. Ele diz que não tem medo de estar vivendo em um lugar aonde não haja nenhum tipo de comida, nem água, nem nenhum amigo... só vozes demoníacas. Animal se sente sozinho e se masturba mirando para as estrelas.
Animal morreu!
Fita 23 (páginas 399 a 415)
Animal estava muito debilitado por causa das pílulas, por falta de água, comida, e o forte sol Nautapa.... ele ardia em febre....
Animal começa a ter visões da vida após a morte. A febre, fome, sede não existem mais. Ele fica em dúvida se ele está no céu ou no inferno. Ele se sente como um recém-nascido nessa nova vida após a morte, nesse primeiro dia no paraíso começa a chover e animal bebe muita água até ficar pesado. Animal ouve Zafar falar que eles estão no paraíso. Animal vê animais de todas as espécies: cavalos, elefantes, leopardos, cervo, tigre, rinoceronte e algumas figuras e 2 pernas, umas com chifres e outras não. Animal ouve vozes novamente dizendo que agora ele está protegido, que não haverá mais fome ou sede... enquanto isso cai em cima dele um pedaço de favo de mel pq havia uma colméia... ele agarra e come desesperado o favo do mel....
Animal vê o seu reflexo em um lago formado pela chuva e fica decepcionado ao perceber que após a morte ele continua deformado.... ele disse que a MA havia prometido que ele seria normal no paraíso.... e Tb ele continuava a cagar....
De repente aparece Jara, e Animal pensa que Jara morreu naquela nuvem de fumaça e começa a procurar por Ma que deve estar junto de Jara. Animal pensa que Jara é um fantasma barulhento, que está latindo muito e está atraindo outros fantasmas.... o Zafar, Farouq... animal grita para Farouq que existem sim abelhas no paraíso.... Animal então percebe que todos estão mortos no paraíso: Farouq, Zafar,Chunaram, Bhoora, Faqri, e outros rapazes do Quebra Nozes.... Animal pensa que Ma estava certa, todos morreram na noite do Apocalipse.
Zafar abraça o Animal e diz com alegria que era muito bom saber que ele estava “vivo”, então Animal explica que no paraíso tem água e mel para todos. Eles se abraçam e explicam para Animal que todos estão vivos e que fazia 8 dias que eles estavam na mata procurando por ele, e que o motorista do caminhão tinha mostrado aonde tinha jogado ele. Farouq entrega a kakadu dele e pede para ele se vestir pq estava com medo do tamanho das coisas dele exposta ao ar livre. Bhoora diz que aquele deve ser um dia que deve ser comemorado com galinhas, então Chunaram diz que hj é dia de comer kebab de graça. Animal ainda não entendeu que todos estão vivos, inclusive ele. Zafar percebe que Animal está com febre alta e está alucinando. Ele reluta em não sair da mata. Quando estão descendo a mata, animal pergunta por Ma, mas nenhum deles responde.
Zafar conta que quando começou o tumulto na fábrica, que o primeiro ministro foi até lá e pediu para que eles parassem o jejum da morte, pq a população achava que eles estavam mortos e que eles precisavam ir mostrar para o povo que eles estavam vivos. Então Zafar fez um acordo, que eles iriam para com o jejum, se o ministro não fizesse acordo com a Kompani, e ele prometeu. Zafar e Farouq foram levados aonde tinha multidões fazendo manifestações para pedir que parassem pois eles estavam vivos. Depois disso eles foram até a casa de Nisha que imediatamente pediu p/ eles irem procurar Animal que havia fugido. Zafar diz para Animal que Nisha havia mandado um presente e entrega para Animal o barrete bordado com seda azul e vermelha. Foi quando Animal percebeu que realmente estava vivo e pediu para ir direto para a casa dele pq a Ma deveria estar preocupada. Zafar conta para Animal que a Elli voltou para a América (ela havia prometido para o ex-marido que se ele adiasse o acordo ela voltaria), e que ele precisa de um médico. Contou que Dayanand está reformando a clínica para quando Elli voltar. Zafar conta que Elli foi para a América, mas levou Somraj e Nisha, pq Elli prometeu voltar para a América, mas não voltar para o ex marido. Animal fica feliz e diz que serão dois casamentos e que ele estava feliz e devolveu o barrete para Zafar e pediu que ele usasse no dia de suas bodas.
Animal quer saber de Ma. Farouq explica que na noite do incêndio, que todos sabiam como se proteger, mas mesmo assim 3 pessoas haviam morrido. (Ma, Hurya e Hanif. Ma e Hurya morreram pq ficaram ajudando as outras pessoas para não morrerem e Hanif morreu pq disse que não queria abandonar o corpo de Aliya. Dizem que vão fazer duas estátuas na praça para homenagear as duas) Animal conta que esteve lá na noite do incêndio. Farouq diz para Animal não contar para ninguém que ele esteve na fábrica, pq eles acharam o zippo do animal na fabrica e ele poderia ser preso por acharem que ele havia incendiado a empresa. Animal chora desesperadamente a morte de Ma.
No dia da audiência, ela foi restrita aos 4 advogados americanos, o primeiro ministro e alguns políticos. Não foi permitido a entrada da população, nem imprensa. Durante a audiência alguém colocou uma garrafa de suco de bomba fedorenta no ar condicionado, e todos da audiência sentiram a mesma sensação do que a daquele dia. Passaram muito mal, com vômitos, olhos ardendo, lacrimejando.... ficaram desesperados pensando que estava acontecendo novamente aquele horror. Sairam correndo tentando se salvar da morte. A imprensa estava do lado de fora e registrou tudo. Os advogados diziam que eles foram vítimas de atentados terroristas e que os culpados deveriam ser julgado e preso por anos.... mas a imprensa local, dizia que era apenas uma bomba fedorenta, e que como que eles poderiam exigir alguma coisa, se aquilo era um NADA se comparado ao terror que a Kompani causou e que os chefões da Kompani se negavam a comparecer nas audiências e que em nada poderiam exigir. Ninguém sabia quem tinha feito aquilo, suspeitavam que tinha sido uma mulher alta, provavelmente jovem e que entrou com uma vassoura na mão, dizendo que iria fazer limpeza no tribunal.
Animal contou para Farouq e Zafar que ele havia tentato se matar e que havia fugido para a mata pq ele havia feito uma proposta desajeitada de casamento para Nisha e que ela havia negado e que ele achava que era pq ele era um animal. Farouq e Zafar abraçam ele e Farouq diz que nunca mais vai sacaneá-lo e Zafar diz que ele não é um animal e sim um completo ser humano. Os 3 choraram de emoção.
Animal passou 3 dias na casa de Zafar para se recuperar, mas depois voltou para a torre de pedras.
Nisha casou com Zafar. Elli casou com Somraj. Todos foram morar na casa de Somraj e Animal continua almoçando lá todos os dias.
A audiência para definir alguma coisa ainda não aconteceu, nem se sabe quando irá acontecer.
A kompani continua procurando meios de não comparecer as audiências.
Khaufpur continua doente e sendo tratada na clínica de Elli.
Farouq continua a atormentar animal.
Chunaram já tem vários novos golpes.
Semanas atrás chegou uma correspondência para Animal com selos da Amérika, a/c de Elli. A operação dele estava agendada. Todos ficaram felizes por ele. Zafar se prontificou a ajudá-lo a fazer o passaporte. Nisha irá acompanhá-lo na cirurgia junto com Elli. Animal senta na sala de estar (em baixo da tamarineira) e ficou pensando muito sobre a cirurgia... e decidiu que não queria andar de muletas e nem de cadeira de rodas e que da forma como ele vive, ele pode pular, saltar, carregar crianças nas costas, subir em árvores e que todo o dinheiro que ele havia ganhado trabalhando para Zafar, ele havia juntado e guardado no buraco da parede junto com os escorpiões 10 mil rúpias e que com esse dinheiro ele poderia comprar a liberdade de Anjali e ela poderá viver com ele pois ela havia dito que gostava dele.
Animal decide que se ele for um humano ereto que ele será um em milhões, e que nem mesmo um humano saudável ere seria. Então decidiu que seria eternamente um quadrúpede pq ele seria apenas um único.
Animal se justificou para Elli dizendo : “sou um animal arisco e livre no mundo todo não há ninguém como eu”
ou, se quiser tira esse post... hahaha
ResponderExcluir