Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Interior

Esse final de semana, fui viajar para o interior do estado de São Paulo, passar com meu padrinho em São José do Rio Preto, aproximadamente a 4 horas e meia de Barueri. Não posso dizer que aprendi ou observei muitas coisas diferentes do que onde moro, até porque também eles moram em um condomínio fechado e de luxo, mas apenas pelo que a própria família do meu tio diz gostar e pelo pouco que vi da cidade consigo apontar algumas diferenças.
Para começar, a cidade é agradável, maior do que muitos devem achar. Tem dois shoppings, cinemas, restaurantes e chopperias. Muitas chopperias. Só na avenida principal, vemos no mínimo seis. Tem aquele ar de que todos se conhecem, conhecem à cidade, e apresentam simplicidade, mesmo quando tem muito dinheiro, como meu tio.
A filha dele, de 15 anos, nos ofereceu a ir em um evento de rodeio que ocorre poucas vezes ao ano, e ficou espantada ao saber que nunca vimos uma montaria: "Gente, como vocês nunca viram, é uma coisa que tem em todas as cidades". Concluo ou que conheço muito poucas cidades no Brasil ou ela que não conhece.
É quase redundante dizer que a música sertaneja faz sucesso lá, eles realmente apreciam o gênero. Mas como muitos devem pensar (confesso que também pensava), os moradores do interior também sabem apreciar um rock nacional suave ou música eletrônica, ouvindo o que toca nas ruas e nos rádios.
Outra coisa que me chamou atenção, que é mais uma curiosidade e que não se pode generalizar: meu padrinho tem uma fazenda, que adquiriu faz nem tanto tempo. Ele está realmente empolgado quanto a comprar gado e plantar seringueiras. Mas o que eu não consigo entender é o que aquelas vacas que vemos nos canais rurais da vida tem de tão especial. Eu estava assistindo um canal no qual haviam leilões de gado em tempo real. O valor do maior lance era mostrado na tela, e variava de 4 a 7 mil. O detalhe é que eram 20 parcelas do valor apresentado, o que significa que alguns animais chegam a ser vendidos por mais de cem mil reais. Isso é muito dinheiro! Eles devem gostar mesmo de churrasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário