Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nada a Declarar - Ultraje a rigor


"Eu não tenho nada pra dizer...Também não tenho mais o que fazer...
Só pra garantir esse refrão,
Eu vou enfiar um palavrão: Cu!"

Esse é o refrão de uma das músicas mais apreciadas da banda brasileira Ultraje a Rigor - Nada a Declarar (também conhecida como 'Cu'). Há uma grande ironia no fato de tantas pessoas gostarem dessa música (grupo no qual me incluo), uma vez que se trata de uma crítica principalmente a sociedade jovem quanto a ociosidade e ignorância bruta.


Vivemos em tal sociedade hoje em dia, em que cada vez mais, com a internet e globalização, as pessoas se dão ao luxo de não fazer nada, com o pensamento de que "depois eu faço" ou "alguém faz pra mim".




"Eu quero me esbaldar, quero lavar a alma
Quem sabe, sabe; quem não sabe, bate palma"

Temos aqui a ironização ao culto da ignorância, à possibilidade de "nos darmos bem sem esforço", e a mentalidade de que buscar conhecimento é perda de tempo.

"Esse nosso povo anda tão chutado
Quando não é um vereador roubando, é um deputado"

Acho que todo mundo já sabe qual é a situação política do Brasil. Mesmo que essa letra tenha sido criada em 1999, essa realidade só piora. Pra quem não leu meu último post, na qual critiquei a campanha eleitoral de Tiririca, tenho apenas o que lamentar que o palhacinho foi eleito ontem com mais de 1 milhão de votos. Que vergonha. Isso que o Roger deve ter previsto ao compor esse trecho da música.
Bom, que fique claro para quem não entendeu a proposta do que escrevi, estou criticando aqueles que entendem a crítica anterior do Ultraje e não tomam nenhuma atitude, simplesmente colaboram com a realidade proposta pela música . Não quero criticar a música - pelo contrário: é uma composição engraçada e inteligente, e aí segue o link para a letra completa e a música:






Nenhum comentário:

Postar um comentário