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quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cubo Mágico

Cubo Mágico, ou Rubik´s cube(cubo do rubik), como é conhecido na américa do norte, é um "quebra-cabeça" tridimensional que possui seis faces com seis diferentes cores, são elas: amarelo, branco, vermelho, laranja, azul e verde.
O inventor foi o húngaro Ernõ Rubik(daí vem o nome do cubo), que inventou o cubo mágico em 1974.
Até hoje o cubo mágico é um brinquedo muito conhecido.Eu por exemplo tenho o cubo original(3x3x3), e sei montá-lo, é um ótimo brinquedo para quando não tem nada para fazer... Quando você compra o cubo você fica vidrado naquilo, você não consegue parar de resolvê-lo...
Para resolver o cubo não é nada simples... Você precisa decorar alguns algorítimos.No cubo 2x2x2 são apenas dois algorítimos, já no 3x3x3 são quatro ou cinco algorítimos, sem contar no que você tem que pensar antes... Mas depois de ter montado várias vezes você pega prática e começa a montá-lo em um minuto mais ou menos.
O cubo original(3x3x3) foi inventado por Rubik em 1974, mas depois foram inventados outro modelos de cubo mágico como o cubo do professor (5x5x5).

Variações do cubo mágico:




O Pocket cube(2×2×2)

Cubo de Rubik original(3×3×3)
A vingança de Rubik(4×4×4)


O cubo do Professor(5x5x5)


Os Algorítimos seguem uma regra:


R - Right (direita)
L - Left (esquerda)
U - Up (cima)
D - Down (baixo)
F - Front (frente)
B - Back (atrás)
R´- Right inverted (direita invertida)
L´- Left inverted (esquerda invertida)
U´- Up inverted (cima invertido)
D´- Down inverted (baixo invertida)
F´ - Front inverted (frente invertida)
B´ - Back inverted (trás invertida)


Algorítimos do cubo 3x3x3:

Depois de montar o lado branco e o meio do cubo:

Ache o ''L'' invertido no lado amarelo(lado oposto ao branco).Se não for o ''L'' invertido, será a linha horizontal, ou se não a cruz amarela (nesse caso não precisa fazer nada):

F R U R' U' F'

Obs:Apartir de agora o lado amarelo ficará sempre para cima

Ache as cuzes(vermelha, azul, verde e laranja), gire o topo(U) para acha-las: Deixe uma na sua direita e a outra atrás:Se houver caso de as cruzes estarem opostas faça o mesmo algorítimo, aí achará uma cruz do lado da outra:

R U R' U R U U R'

Com todas cruzes montadas ache as pontas erradas. A ponta que estiver combinando com o lado dela deverá ficar na direita e fazer o algorítimo quantas vezes necessário até todas as pontas ficarem certas no lado delas:.

U R U' L' U R' U' L

Depois disso é só ajeitar as pontas que estão invertidas em relação ao lado dela.Faça quantas vezes necessário até o amarelo entrar no lugar certo.Quando ele entrar, faça U' e continue com o mesmo algorítimo para a próxima ponta:

R' D' R D



Qualquer dúvida comentem!

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